UA-41473023-1
Nossa missão é realizar atividades culturais e sociais nas comunidades que promovam oportunidades de socialização, diversão e renda aos envolvidos, contribuindo para a melhora na qualidade de vida na periferia e o resgate de seu espaço-social

Oficinas de Cultura Urbana


A Vivência de Cultura Urbana é uma atividade inovadora impactante na vida de quem participa voltada para escolas/colégios particulares do ensino fundamental II e médio sediadas em São Paulo capital. A experiência vivencial de “Cultura Urbana” acontece por meio do intercâmbio cultural-social, Ensaio Aberto, oficinas de Grafite, Break Dance (Dança de rua), MC (Mestre de Cerimônia) e DJ (Disk jockey).

Para A Banca a Cultura Urbana é a junção de diferentes linguagens culturais com origem urbana e suburbana, vivida e aperfeiçoada conforme o tempo por “artistas anônimos” distintos e originais.


O serviço tem como objetivo aproximar diferentes linguagens artísticas culturais servindo como ferramenta para quebrar os paradigmas entre classes sociais, sensibilizando os jovens para que tenha uma visão de futuro e mundo diferente mais social e humana.


As oficinas de Vivência de Cultura Urbana são muito mais que oficinas culturais tradicionais e técnicas oferecidas pelos nossos concorrentes. Propomos atividades que gerem discussões, pesquisa, quebra de paradigmas, trabalho em equipe e o mais importante o questionamentos dos valores do ser humano além das técnicas e teorias. Através de Culturas Urbanas são geradas conversas que se tornam temas de produções culturais e artísticas que pode ser feitos dentro e fora da escola.

O serviço proposto já vem acontecendo na escola Lourenço Castanho servindo como aprendizado e aperfeiçoamento da ideia, obtendo resultados importantes como a declaração do jovem Arthur Goerck, ex- aluno da escola Lourenço Castanho: “Ano passado, tive a oportunidade com meu ex-colégio de ir ao Jardim Ângela entrar em contato com vocês e participar de discussões com um dos líderes da comunidade, esta experiência foi muito marcante para mim e com certeza foi fundamental para decidir o que fazer da minha vida”, 



Todas as oficinas acontecem uma vez por semana com até 2 horas de duração em um período de oito meses, exceto o Ensaio Aberto e o Intercâmbio Cultural Social que são atividades que acontecem de maneira pontual.

A Vivência de Cultura Urbana almeja realizar tais atividades:

Cultural

ü  Construção musical a partir de temas geradores levantados em conversas
ü  Vivencias externa com organizações sociais civis
ü  Construção de Fanzine jornal informativo com depoimentos e matérias escritas pelos jovens.
ü  Grafites em muros/telas com arte livre ou máscaras.
ü  Criação de um grupo ou coletivo musical e de mídias alternativas.
ü  Atividades de conhecimentos em mão dupla priorizando a troca.

Social

ü  Abrir espaços para discussões como: política, cultura, gênero, crime, polícia, tráfico, associações, desigualdade social e humanização dos direitos e deveres.
ü  Multiplicar o conhecimento artístico-cultural adquirido nas oficinas pelos participantes para jovens de diferentes classes sociais.
ü  Aproximar o ensino de jovens entre diferentes realidades de educação.
ü  Mostrar caminhos para a descoberta da própria identidade e respeito ao próximo.
ü  Geração de consciência social.

Tivemos relatos do professor de sociologia, diretor do NUPS (Núcleo de Projetos Sociais) Tiago Ferreira dizendo que “A Banca foi um achado em São Paulo que atendeu às expectativas de integração entre os jovens do colégio Lourenço Castanho com os jovens das Escolas Honório Monteiro, EMEI Chácara Sonho Azul, Associação Beneficente Arco e adolescentes que participam das atividades culturais que A Banca realiza na Garagem Laboratório A Banca”. Com o colégio Lourenço Castanho fizemos alguns Intercâmbios Culturais antes de iniciar as oficinas de Dj, MC e Grafite toda sexta feira como projeto piloto tendo a previsão durar 2 meses. Em razão do bom trabalho e dos resultados alcançados prorrogamos o projeto por todo ano de 2011 e 2012 e 2013



Intercâmbio Cultural Social
É uma vivência de um dia que busca gerar um duplo impacto social, promovendo um intercâmbio e integração entre jovens de escolas particulares com jovens apoiados pela A Banca e organizações locais parceiras como: escolas públicas, associações de bairros e ONGs, estimulando a troca entre diferentes classes sociais com ambos conhecendo suas realidades, através de roda de conversa e construção cultural coletiva.

Ensaio Aberto
O Ensaio Aberto é uma atividade quem tem como objetivo apresentar os 4 elementos da cultura  Hip-Hop – (DJ/MC/Break/Grafite)  numa construção conjunta com os jovens. Tendo a abertura para público participar em conjunto fazendo som, recitando uma poesia e trocando informações. Normalmente o Ensaio Aberto é utilizado como início e encerramento de atividades culturais voltadas para o jovem e também uma ferramenta de construção e aproximação cultural distinta. É uma atividade aberta com a capacidade de acordo com o local e solicitação do contratante.

Oficinas de dança de rua
Nas oficinas de dança de rua serão abordadas técnicas de expressão corporal através da dança de rua, criando performances em grupo. A atividade tem a capacidade de 20 jovens que gera produtos culturais coletivos como: performance em grupo, trabalha toda a musculatura do corpo, apresentação de dança nos eventos da escola e criação de grupos de dança.

Oficinas de Grafite
Nas oficinas de grafite são abordadas técnicas em pintura com spray, produção de máscaras e grafias. A atividade tem a capacidade para 20 jovens, que gera produtos culturais coletivos como: arte em mural da escola, construção de Fanzines, quadros grafitados, painéis de informação como sala de reunião, diretoria e estilização de móveis, objetos, escadarias, entre outros.
  
Oficinas de MC
Nas Oficinas de MC (Mestre de Cerimônia) os conteúdos são: história do Hip Hop com ênfase no elemento MC, noções básicas de rimas, interpretação da musica, técnicas de freestyle, formas de saudação, locução e  construção coletiva de músicas a partir de um tema gerador. A atividade tem a capacidade para 15 jovens e gera produtos culturais coletivos como: construção de músicas, poesias, Fanzine e rádio na escola.

Oficinas de Dj
Nas Oficinas de DJ (disc jockey) é abordada a história do Hip Hop e seu contexto político social, com ênfase no elemento DJ, história do disco de vinil, história do toca discos, conhecimento dos aparelhos, iniciação musical, noções de tempo, ritmo, bumbo, caixa e chimbal, técnicas de Scrath´s, técnicas de marcação do disco, batidas e mixagem. A atividade tem a capacidade para 12 jovens e gera produtos culturais coletivos como: construção de músicas, apresentação nos eventos da escola e criação de grupo musical.

Para contratar o serviço de Vivencia de Cultura Urbana é preciso entrar em contado pelo email, abanca@ig.com.br








Oficinas de Cultura Urbana
A Banca Audácia Jovem com Ação realizou três oficinas de cultura urbana no Colégio Lourenço Castanho, nos dias 12, 20 e 27 de maio.  As atividades desenvolvidas foram a criação de grafite, construção de materiais para a festa junina da escola, eles também compuseram uma música de rap com toca discos, teclado e instrumentos de percussão, em que os jovens se basearam numa vivência que tiveram com a galera da Escola Carandá. Os alunos do ensino fundamental da escola, têm curtido bastante o que tem sido feito nas atividades e mostrando empenho e muita criatividade.



  

Alunos do Colégio Lourenço Castanho participaram do Seminário do Outro Lado da Ponte
A participação dos alunos do Colégio Lourenço Castanho no Seminário do Outro Lado da Ponte foi importante para que esses alunos conhecessem outra região e a realidade das pessoas que ali vivem, um seminário que só tem a acrescentar nas oficinas em que estes jovens participam sobre cultura urbana.






Atividades de cultura urbana na Escola Lourenço Castanho
A Banca Audácia Jovem com Ação desde o mês de fevereiro de 2011, realiza oficinas de Cultura Urbana (DJ, Mc e Grafite) para jovens do ensino fundamental da Escola Lourenço Castanho, localizada na Vila Nova Conceição.






Encontro na escola Lourenço Castanho
A escola Lourenço Castanho, localizada na Vila Nova Conceição, iniciou parceria com A Banca Audácia Jovem com Ação no mês de fevereiro. O nosso primeiro encontro foi para a divulgação e convite aos alunos para participarem da Oficina Cultura Urbana.