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terça-feira, 24 de setembro de 2013

4ª Edição do Projeto: "Empreendedorismo com Hip-Hop"

Dia 16/09/13 aconteceu a 4ª edição do projeto: "Empreendedorismo com Hip-Hop" nas escolas idealizado e realizado pela produtora cultural social da quebrada do jd. Ângela A Banca, com o apoio direto do programa da prefeitura VAI (Valorização de Iniciativas Culturais). Nesta edição as oficinas de Gastronomia; Dança; Partido Alto; Literatura e Mc foram apresentadas para duas turmas da escola República do Panamá que fica no Bairro Vila das Belezas zona sul de São Paulo distrito do Capão Redondo. Segundo a Diretora do colégio essas turmas seriam as mais problemáticas no sentido de estarem com os ânimos a flor da pele porém sem nenhuma vontade de atender aos pedidos dos professores de participação em sala de aula ambas as turmas pertencentes ao 1º ano letivo do ensino médio.
Reunidas em um único grupo no pátio as duas turmas ouviram atenciosamente Dj Bola apresentar A Banca de oficineiros que estavam presentes e comentar sobre o que aconteceria naquela noite, e em seguida designar os jovens as respectivas oficinas por meio de indicação. Com os sub-grupos definidos foram encaminhados junto aos educadores para as salas onde seria realizada as trocas de ideias com os jovens, abordando-se a linguagem artística de cada oficina.


Em sala a oficina de dança se iniciou com uma apresentação pessoal de cada aluno e direcionados pelo educador Chocolate, os jovens comentaram sobre quais eram suas expectativas para aquele momento, em seguida todos de pé fizeram um aquecimento e alongamento físico, e o educador começou a transmitir os primeiros passos da dança sincronizada de rua, surpreendeu-se quando percebeu que havia dentre os educandos na sala alguns dançarinos que contentes ajudaram a fluir melhor o teor da oficina, após alguns passos executados fizeram uma pausa e em instantes voltaram a conversar agora sobre as realizações pessoais dos jovens e como poderiam levar para o seu cotidiano a sincronia e a cadência dos passos da dança que foram lhe apresentados e como as regras que seguiram para executar a dança podem ser aplicadas em seu dia-a-dia isso é a atenção aos detalhes e o esforço necessário para realizá-los provocados, os jovens argumentaram durante o decorrer da oficina com o educador sobre essa possibilidade.

 
 

 
A oficina de partido alto que dessa vez foi intermediada por um cavaquinho e não por um banjo como da última vez - segundo o educador Marcelo Leão esse instrumento facilita mais a comunicação com o aluno e quanto conversa com eles e toca simultâneamente ao contrário do outro instrumento que possui uma acústica mais precisa e por tanto uma sonoridade mais abrupta - em uma tradicional roda de conversa foi iniciado um diálogo em torno de uma breve apresentação musical e orientação sobre algumas técnicas de execução de simples acordes no cavaquinho entusiasmados com o som e o formato do instrumento alguns jovens arriscaram tentar executar o breve exercício que foi passado,em seguida, voltaram a dialogar agora sob a ótica da vida profissional o espelho de nossas vidas que reflete em casa, na rua, no trabalho na escola e etc...Contentes os jovens dessa oficina pleitearam a possibilidade de mudanças em alguns locais de sua vida por conta de perceberem após a conversa que tiveram que para alguns deles faltara apenas paciência em algumas situações para evitar ocorrências desastrosas, e evitar atritos pessoais, evitar falta de respeito e indisciplina.

 
Mano Hostil apresentou aos jovens do Colégio República do Panamá o seu livro "762 Dias de Angústia" que narra o trágico ocorrido dentro de algumas cadeias de São Paulo e outros Estados quando teve que visitar o seu filho privado de sua liberdade. Ouvidos atenciosos para a narrativa os jovens se sentiram tocados pois estava a sua frente um personagem real de um livro que conta uma história igualmente verdadeira. Os adolescentes perceberam um pouco sobre um outro ponto de vista as preocupações que os pais exercem sobre os filhos algumas vezes exacerbada outras nem tão relevantes para os filhos, notaram o valor da liberdade que pode ser tirada muito facilmente e tal como a confiança é bem difícil de recuperá-la depois de perdida, os jovens ainda levantaram perguntas ao educador sobre como seu filho vive hoje, e se acontecesse novamente ele voltaria para visitá-lo. Nitidamente os jovens foram tocados pelo tema e se mostraram bem interessados em ler o livro alguns sairam da sala de aula lendo e outros com a feição bastante reflexiva digeria silenciosamente o que foi apresentado.

 
Oficina de Gastronomia reunidos no refeitório da escola o Educador Edson Leite apresentou aos educandos presentes uma receita simples de um biscoito caseiro, a princípio realizaram uma breve apresentação pessoal e comentaram sobre as expectativas das oficinas atentos alguns fizeram anotações e seguiram passo a passo desde a preparação dos ingredientes a ida da massa fria ao forno. Porquanto iniciou-se uma conversa sobre a vida profissional dos jovens o que faziam e/ou gostavam de fazer e sobre o que ou em que trabalhavam, se atuavam profissionalmente na área de interesse pessoal, comentaram juntos educador e alunos sobre a possibilidade de vendas dos biscoitos que eles os alunos criassem, a partir daí fizeram uma base de cálculo rápido sobre gastos e possíveis lucros com a mercadoria a conversa se estendeu por mais um tempo a tal ponto que alguns professores participaram da oficina e ouviam atentamente e surpresos as manifestações de alguns alunos.



Oficina de Mc, inicialmente a exemplo das outras oficinas houve uma breve apresentação pessoal do oficineiro Kapoth MC e de todos os integrantes do círculo, e para isso foi usada uma dinâmica de grupo chamada de "Saudação com Gestos" (os jovens saúdam usando um sinal com mão que costumam fazer de comprimento) em seguida fizeram uma segunda dinâmica chamada "Detalhes" agora em duplas enquanto um vira de costa o outro faz algumas alterações no corpo move vestimentas, modifica acessórios e etc, depois voltam de frente um para o outro e o indivíduo que estava de costa tenta adivinhar as alterações que foram feitas, depois inverte a atividade física e segue-se da mesma forma assim discuti-se ao final da dinâmica o que foi mais fácil realizar as mudanças ou adivinha-las? Os jovens se dividiram em suas respostas e ainda a provocá-los o educador perguntou e no dia-a-dia é mais fácil realizar mudanças ou adivinha-las ou espera-las acontecerem? os jovens ficaram reflexivos e ainda divididos em suas opiniões. Depois houve um troca de ideias sobre trabalho, ocupação diária e sobre música. Os jovens comentaram sobre seus gostos musicais e isso facilitou a imersão a próxima atividade da oficina "A Sensação das Palavras" que permite ao participante lembrar de situações vividas, situações positivas outras nem tanto, homenagear pessoas queridas e refletir sobre pessoas que causam algum tipo de desagrado e exercitar o hábito de ler e escrever, assim que questionados sobre a prática de leitura e escrita são informados que o exercício pode ser levado para seu cotidiano e servir como um hábito terapêutico. Os adolescentes que participaram dessa atividade da Escola República do Panamá apresentaram para si mesmo o que escreveram em seguida alguns leram em voz alta e ficaram contentes com o resultado mesmo os que outrora informara não gostar de escrever muito menos de ler.

                                  

                                  

A primeira apresentação musical da noite começou com O.B.G Promoteria do Gueto que contagiou a galera com o discurso ativo e o som pra cima que os jovens mc's apresentaram elevando o astral da galera presente por conta do tempo não fizeram uma apresentação extensa porém foi o suficiente para comover todos que assistiram sua apresentação

 
 
A noite foi encerrada com a apresentação de Rimaístas que iniciou o pocket show com um free style que dividiu o público em dois grupos para competir qual agitava mais, ambos participaram e de forma muito empolgante a medida que outras rimas eram mandadas, na última música foram convidados para interagirem com a apresentação do Rimaístas alguns B.Boys os oficineiros do projeto e alguns alunos da escola também que dançavam e não se acanharam em apresentar seu talento para seus colegas de escola. A Banca novamente se animou com o resultado e cautelosamente analisa os efeitos causados pelas ações de cada edição desse projeto que se supera a cada nova apresentação.

 
 

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