Depois de um processo de construção e reflexão coletiva da música "Olhar de Esperança" os jovens do IPJ (pq Rondon) vieram até a Garagem Laboratório para gravar o RAP que foi desenvolvido na oficina, os participantes estavam eufóricos para gravar e ouvir o som finalizado.
Nossa missão é realizar atividades culturais e sociais nas comunidades que promovam oportunidades de socialização, diversão e renda aos envolvidos, contribuindo para a melhora na qualidade de vida na periferia e o resgate de seu espaço-social
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Ensaio Aberto no The HUB
Salve Salve...
Nessa sexta-feira 24/09, às 19h30, acontece no espaço de eventos do The Hub o Ensaio Aberto, é só chegar, venha participar dessa MARAVILHOSA VIVÊNCIA. A idéia é
fazer um som livre, tendo como base um par de toca discos, um violão,teclado e os microfones... se vc tocar algum instrumento, traga no dia! Se
você não tocar, venha conhecer nosso trabalho. Esse evento é gratuito!
No dia 1/10, também ás 19h30, vamos fazer uma Aula Inaugural Gratuita do
curso de DJ que estamos organizando. Veeeeeenha participar! Em outubro,ofereceremos um curso DJ no THE HUB.
Para saber mais sobre A Banca,
acessem:
Inscricoes para o curso em: http://www.deejayiando.com.br/
www.myspace.com.br/abancaaudaciajovemcomacaoPAZ.....
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Ensaio Aberto na Garagem Laboratório A Banca
O Ensaio Aberto é usado como ferramenta de incentivo e resgate de artistas desestimulados por consequência da rotina massante de quem vive na Periferia e precisa trabalhar em lugares distantes de onde reside. Como o nome já diz o Ensaio Aberto é pra quem canta ou toca qualquer tipo de instrumento e quer formar uma "guigui" com os músicos residentes da Garagem, seja no própria, ou em qualquer lugar que o grupo estiver tocando.
Oficina de MC ministrada por Alanshark ( A Banca) na Associação Jd Comertcial
Garotos aprendendo a compor a partir de sua própria realidade ( processo de reflexão e inserção na realidade).
terça-feira, 29 de junho de 2010
Reportagem da Revista Galileu sobre o Trabalho desenvolvido pela A Banca
Botando Banca. Uma produtora sociocultural na periferia de São Paulo usa o hip hop para educar e profissionalizar jovens carentes
Crédito: Filipe Redondo
A cultura de rua contestadora, que aborda violência, preconceito e exclusão, levou Marcelo Silva Rocha, o DJ Bola, a fundar A Banca, uma produtora sociocultural de hip hop no Jardim Ângela, na zona sul da cidade de São Paulo, em 2000. O bairro, em que Bola nasceu e cresceu, já foi considerado um dos mais violentos do mundo — era marcado por brigas de gangues e homicídios quando o DJ começou o trabalho. Bola e seus parceiros tinham uma ideia oposta de como deveria ser o lugar que viviam. Passaram, então, a usar os shows e ensaios abertos dos DJs e grupos musicais do bairro para integrar a comunidade e afastar as pessoas da violência. “Levamos cultura para onde não existia”, diz Márcio Teixeira da Silva, mais conhecido como Makrrão, o tesoureiro do grupo.
Hoje, A Banca é formada por quatro amigos. Além do Makrrão e do DJ Bola, que ocupa a presidência, Alexandre Oliveira — o Negro Antão, e Alan Benelli, conhecido como Alan Shark, trabalham nos diversos projetos da organização. Todos são focados na divulgação da cultura hip hop e de seus quatro elementos: o rap (geralmente cantado pelo MC, que faz “efeitos” sonoros com a boca), a discotecagem (feita pelo DJ), a breakdance (performances de dança de rua) e o grafite (os desenhos nos muros fazem parte da cultura também). Com o objetivo de incentivar talentos locais, A Banca promove dois tipos de shows. Os maiores costumam atrair 5 mil pessoas e têm como chamariz a apresentação de nomes famosos na cena do rap e do hip hop, como os grupos RZO, Ao Cubo e Z'África Brasil. Outro evento, o itinerante Ensaio Aberto, mistura apresentações curtas com workshops sobre a cultura das ruas.
Os participantes que querem se aprofundar na história podem fazer parte das oficinas de DJ, MC e violão ministradas toda semana na garagem da casa do DJ Bola, a sede da organização. Desde 2007, já se formaram mais de 600 jovens da comunidade. “Nos preocupamos em levar conscientização e mostrar que o hip hop pode ser uma ferramenta de sobrevivência”, diz o fundador. Foi o que aconteceu com Rodrigo Alves Araújo, o DJ Zé Bola (qualquer semelhança com seu mentor é mera coincidência). Em 2008, o jovem entrou como aluno na oficina de DJ. Logo passou a dar aulas de discotecagem e hoje, aos 21 anos, tem seu próprio projeto cultural, o Lá do Morro. “Sinto gratificação pelo meu trabalho”, diz Zé Bola.

O lado educacional do grupo também envolve parceria com instituições sociais do bairro, como o Centro Maria-Mariá de Formação e Requalificação Profissional da Mulher. Com isso, A Banca promove em seus eventos discussões sobre a importância do resgate da cultura popular, da atuação política e da participação das mulheres no hip hop. Os integrantes da produtora trabalham ainda em campanhas diretas de educação e saúde. Munidos de equipamentos de som, volta e meia a turma ocupa praças e quadras esportivas da vizinhança e usa o microfone para transmitir informações úteis sobre saúde e serviço público a quem passa por perto. “Somos parte dessa juventude, temos o mesmo estilo, a mesma linguagem e conseguimos chegar até eles e explicar a importância de se cuidar”, afirma Makrrão.
Cientes do impacto desse trabalho, os quatro amigos que formam A Banca desenvolvem novos projetos. Em 2010 concretizaram mais um, o Poetas Escondidos, em que mais de 70 pessoas da comunidade participaram da gravação de um CD. “Além de fazer o bem para as pessoas, fazemos o bem a nós mesmos”, diz Bola. “Moramos aqui, nossos filhos e netos continuarão aqui e por isso lutamos para que eles tenham respeito e mais consciência em busca da qualidade de vida.” Falou bonito.
Cientes do impacto desse trabalho, os quatro amigos que formam A Banca desenvolvem novos projetos. Em 2010 concretizaram mais um, o Poetas Escondidos, em que mais de 70 pessoas da comunidade participaram da gravação de um CD. “Além de fazer o bem para as pessoas, fazemos o bem a nós mesmos”, diz Bola. “Moramos aqui, nossos filhos e netos continuarão aqui e por isso lutamos para que eles tenham respeito e mais consciência em busca da qualidade de vida.” Falou bonito.
terça-feira, 8 de junho de 2010
2º Encontro Nacional da Assembléia Popular em Luziania-GO
A Banca esteve presente no 2º Encontro Nacional da Assembléia Popular com mais de 500 militantes do país, discutindo o Projeto Popular para o Brasil.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Atividade na comunidade do Distrito do Capão Redondo
A Banca Jovem Audácia Com Ação esteve na Associação do Jardim Comercial fazendo inciação musical Junto com o Ensaio Aberto para Crianças e adolescentes do Capão Redondo com o tema Cultura Hip Hop com a participação de Borracha BeatBox - Poetas Escondidos.
Atividade na comunidade do Distrito do Jardim Ângela
Atividade realizada pelo PDA com a participação da A Banca no Jd. Jangadeiro - Distrito do Jardim Ângela - SP.
Santo Amaro em Rede no Sacolão das Artes
A Banca Audácia Jovem Com Ação esteve no dia 14/05/2010 participando do Evento Santo Amaro em Rede no Sacolão das Artes, apresentando a Atividade Ensaio Aberto com o show dos jovens que participam das oficinas de Dj, Mc e Violão. No evento teve apresentação do Alanshark (Fora de Frequência - Poetas Escondidos), Negro Antão e Black Rose (Poetas Escondidos). Para animar a festa teve a participação do Mc Dj Bola e show da Banda Preto Soul e Versão Popular.

sexta-feira, 14 de maio de 2010
Festa de lançamento do álbum Poetas Escondidos
Na festa de lançamento do álbum Poetas Escondidos, uma coletânea de grupos musicais que mistura os rítmos e poesias com o RAP, aconteceu o 1º Seminário Poetas Escondidos.
Na parte da manhã foi realizada uma oficina de comunicação alternativa com Sylvio Ayala (criador da Capa do disco Poetas Escondidos) e o Ensaio Aberto com a participação dos Poetas e jovens que participam das oficinas culturais que A Banca oferece.
Teve também a Plenária com a participação de Gaspar (Z´Africa Brasil), Elza Alves (Supervisora de Cultura da Sub Prefeitura do M Boi Mirim), Alan Shark (Poetas Escondidos, A Banca, Fora de Frequencia), Fabiana Ivo (Centro Maria Mariá) que foi a mediadora da Plenária, seguido com um delicioso Caldo Cultural servido ao final do Seminário Poetas Escondidos.

quinta-feira, 18 de março de 2010
A Banca no 3º Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina
A Banca Audácia Jovem com Ação fez parte da mesa do 3º Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina. Representando a banca, estva presente Macarrão, membro da produtora Cultural Social A Banca. Nesta mesa foi discutido o tema "Periferia: novas práticas em produção cultural".
A Banca no Evento Trilhas Conexão Social - FGV
No dia 20 de março de 2010, a Produtora Cultural Social A Banca Audácia Jovem com Ação representado pelo Dj Bola ( Marcelo Rocha), participou do Evento Trilhas Conexão Social organizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para falar sobre ações com uma dinâmica de empreendedorismo social participativa.
terça-feira, 2 de março de 2010
Discotecagem, oficina e Ensaio Aberto na noite cultural do encontro da Recid- SP
Caldo cultural (parceria do Instituto Maria Mariá e A Banca) dentro do Fórum Social Sul 2009.
Apresentação dos artistas da coletânea Poetas Escondidos.
Dj bola, MC Bonny e Negro Antão
Poketshow seguido de oficina ministrado pela A Banca no dia 19 de dezembro, na festa de encerramento das atividades do ano de 2009 no Instituto Padre Josimo (IPJ).
DJ Bola e Alanshark apresentando poketshow
Assinar:
Postagens (Atom)