UA-41473023-1
Nossa missão é realizar atividades culturais e sociais nas comunidades que promovam oportunidades de socialização, diversão e renda aos envolvidos, contribuindo para a melhora na qualidade de vida na periferia e o resgate de seu espaço-social

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Banca no III Encontro Internacional de Agroecologia no Brasil

No dia 2 e 3 de agosto A Banca foi convidada á participar do 3 encontro Internacional sobre Agroecologia no Brasil (www.fbs.org.br) em Botucatu SP, para argumentar sobre o negócio social que desenvolve na região do Jd. Ângela e intervir nas rodas de conversas que aconteceram dando voz ao ponto-de-vista da juventude sobre os aspectos de desenvolvimento urbano, necessidades e suas reflexões.

No dia 2 apresentaram musicalmente  o "Projeto Marginal" que funde a produtora cultural social A Banca e o grupo de RAP Rimaistas, assim acrescentaram as discussões abordadas o poder de transformação da arte através da intervenção cultural.

 No dia 3 interviram no carrossel; conceito atribuído ao círculo de debates sobre o tema abordado. No mesmo grupo de discussões estava representantes militantes do Movimento Sem Terra o grupo de rap Veneno H2 que faz parte do setor de comunicação do movimento e trabalha com a linguagem da cultura hip-hop na formação de novos jovens militantes e Organizadores da Rádio Camponesa FM, que é uma programação de rádio direcionada para a população rural.

Os grupos discutiram sobre a importância da música na influência da vida do jovem e seu conteúdo, por vez passaram por gêneros e estilos diferenciados e o que cada um deles abordam e definem instintivamente como principal meio de formação de público, criticaram a abordagem de algumas músicas e suas composições e sugeriram ideias que poderiam melhorar a cena de outros estilos musicais.



O ruralismo esteve muito bem representado com os coletivos que abordaram a necessidade de liberdade para o trabalho no campo e a demanda de terra que por sua vez é escassa - suma do movimento - e a importância do olhar para a juventude para que jovens ao completar seus 18 anos não migrem para a cidade urbana, ao contrário permaneça no campo executando tarefas ou seja, produzindo alimentos sem agrotóxicos para a cidade e que por sua vez retribui com tecnologia para o campo.

Do ponto de vista da Banca foi interessantíssimo conhecer o coletivo Veneno H2, por conta da representatividade que o grupo tem na luta campesina e as semelhanças em trabalhos musicais que podem gerar uma aproximação maior entre os dois coletivos e assim promover encontros entre os mesmos que gerem ideias de ações transformadoras e composições musicais que fortaleçam a luta por igualdade.











A agroecologia consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. (fonte: www.wikipedia.org/agroecologia)

Por Kapoth MC



Nenhum comentário:

Postar um comentário